Desde segunda-feira dia 15 de Março de 2021, o atual governador do estado de São Paulo, João Dória (PSDB), implantou as novas medidas de segurança para conter a contaminação do vírus da pandemia o covid-19.
As seguintes medidas foram adotadas para o comércio de bebidas:
Bares, restaurantes e lanchonete, apenas delivery, ou seja o cliente não poderá adentrar o recinto e nem mesmo estar presente na porta, para retirar o seu almoço, nem mesmo consumir bebidas pelo lado de fora.
O que difere das padarias onde a legislação pegou mais leve permitindo a entrada do cliente até as 20h após esse período só é permitido entrega até as 5 da manhã. Após as 5h da manhã é permitido adentrar as padarias novamente.
Aqui vão algumas dicas de como manter algum tipo de renda para o seu comércio diante dessa fase:
1 - Como ainda é permitido delivery (entrega), tente criar um grupo de WhatsApp, com todos os clientes que você possui contato. No grupo incentive os seus clientes a fazer pedido, indicando que você não fechou as portas, apesar delas estarem baixadas pela legislação do governo, todos os dias indique o cardápio disponível para o delivery.
2 - Você não necessariamente deve fazer a entrega exatamente no residencial do cliente, você pode combinar um ponto próximo de seu estabelecimento para realizar a entrega, e nem ceder a contratação de serviços caros como Ifood, Rappy, motoboy etc. A legislação deixa claro que não pode haver aglomeração de retirada na frente do estabelecimento, mas não diz nada a respeito de entregar em um local combinado, afinal ali não tem aglomeração e ninguém se contaminará, seguindo as medidas básicas de prevenção.
3 - Para aquisição de novos clientes, você pode pedir para uma gráfica produzir uma faixa, ou deixar um cartaz com o número de WhatsApp, incluir o cardápio e horário de entrega das refeições, horário de fechamento, pode também imprimir um QRCODE que se fotografado faz o usuário entrar no grupo de WhatsApp do qual você oferece o cardápio, dessa forma você mantem seus clientes mais próximo de você.
4 - Alguns estabelecimentos estão mantendo a barricada na entrada para impedir a entrada do cliente no estabelecimento, porem isso não quer dizer que o cliente não possa retirar seu pedido conforme combinado por WhatsApp, lembre-se não mantendo aglomeração de pessoas na frente do estabelecimento tudo pode ir bem.
5 - Para consumo de bebidas alcóolicas, esse é um caso sensível mas a solução mais adotadas pelos estabelecimentos é conceder um copo plástico descartável, e indicar ao consumidor para se afastar do estabelecimento.
O Redebar espera com que com essas dicas, seu comércio consiga prosperar, ou pelo menos arrecadar alguma renda para pagar as contas, já que o governo não toma nenhuma atitude de amenizar os impostos da vida do comerciante, apenas criando dificuldades a cada dia.
Uma bebida clássica que fez sucesso nos anos 50 volta aos mercados agora relançado pela Skol.
As novas medidas de segurança em vigor desde 15 de março em São Paulo